Histórico

 

Colégio Santa Teresa D’Ávila iniciou suas atividades no dia 17 de fevereiro de 1997, com a Educação Infantil (Jd I, Jd II, e Pré), e Ensino Fundamental I, de 1ª a 3ª séries, alcançando naquele ano, os objetivos a que se propôs, inclusive constatando, no decorrer do trabalho, desenvolvimento satisfatório, tanto do ponto de vista pedagógico, quanto do ponto de vista físico-administrativo.


No ano de 1998, foi implantada a 4ª série do Ensino Fund. I.

No ano de 1999, foi implantada a 5ª série do Ensino Fund. I.

No ano de 2000, foi implantada a 6ª série do Ensino Fund. II.

No ano de 2001, foi implantada a 7ª série do Ensino Fund. II.

No ano de 2002, foi implantada a 8ª série do Ensino Fund. II.

No ano de 2003, foi implantada a 1ª série do Ensino Médio.

No ano de 2004, foi implantada a 2ª série do Ensino Médio.

No ano de 2005, foi implantada a 3ª série do Ensino Médio.

Partindo do pressuposto de que a escola é uma célula viva e dinâmica, as equipes, engajadas entre si, num ambiente harmonioso, pretendem, através de uma participação solidária e democrática, oferecer um ensino de qualidade, no intuito de que o aluno tenha condições de prosseguir os estudos e alcançar a formação integral necessária a todo cidadão.

 

 

 

Nestes quatorze anos, vem atendendo plenamente seus objetivos voltados para a formação crítica, pedagógica e pessoal. Da EDUCAÇÃO INFANTIL ao ENSINO MÉDIO, nossa FILOSOFIA está fundamentada na FORMAÇÃO HUMANA, pois o compromisso da Equipe é: a valorização do CONHECIMENTO, da COMUNICAÇÃO e EXPRESSÃO, e do RELACIONAMENTO INTERPESSOAL.


EQUIPE

· Excelência no desempenho. Profissionais focados na: Comunicação e Tecnologia;

· Pedagogia atrelada às diversidades na valorização do Conhecimento;

· Olhar educativo nas experiências e saberes.


 
Publicações do Professor Fausto Roberto Ferreira ao longo da carreira acadêmica

PRODUÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E ARTÍSTICA/CULTURAL

PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA

RESUMOS EXPANDIDOS PUBLICADOS EM ANAIS DE CONGRESSOS

1   CHAHINE, J. ; FERREIRA, Fausto Roberto . Application of Neural Ntwork Multi Layer Perceptron for the Prediction of Secondary Structures of Proteins. In: 4th Congress of Pharmaceutical Sciences, 2003, Ribeirão Preto-SP. Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas, 2003. v. 39. p. 192-192. 

RESUMOS PUBLICADOS EM ANAIS DE CONGRESSOS

1   FERREIRA, Fausto Roberto ; CHAHINE, J. ; RUGGIERO, José Roberto ; SCOTT, Luis Paulo Barbour . Improved Prediction of Protein Secondary Structure Using Neural Networks with Jury Decision. In: 15th Surfactants in Solution Symposium, 2004, Fortaleza. SIS 2004, 2004. v. 15.

2   FERREIRA, Fausto Roberto ; CHAHINE, J. ; RUGGIERO, José Roberto ; SCOTT, Luis Paulo Barbour . Use of Neural Network Multi Layer Perceptron with Backpropagations Algorithms (RPROP) in the Prediction of Secondary Structure of Proteins.
In: V Congresso Ibero-Americano de Biofísica e XXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Biofísica, 2003, Rio de Janeiro-RJ. Congresso Ibero-Americano de Biofísica, 2003. v. V. p. 69-69.

3   FERREIRA, Fausto Roberto ; CHAHINE, J. ; RUGGIERO, José Roberto ; SCOTT, Luis Paulo Barbour . Improved Prediction of Protein Secondary Structure Using Neural Networks with Jury Decision. In: V Congresso Ibero-Americano de Biofísica e XXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Biofísica, 2003, Rio de Janeiro-RJ. Congresso Ibero-Americano de Biofísica, 2003. v. V. p. 70-70.

4   BOAVENTURA, M.; FERREIRA, F.R.; SILVA Jr., E.C. Solução paralela de sistemas lineares bloco tridiagonais. In:     XXII  Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, CNMAC, 1999, Santos- SP. Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, 1999, v.V. p. 196-196. 

RESUMOS PUBLICADOS EM ANAIS DE CONGRESSOS (ARTIGOS)

1   CHAHINE, J. ; FERREIRA, Fausto Roberto . Application of Neural Network Multi Layer Perceptron for the Prediction of Secondary Structures of Proteins. Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas, São Paulo, v. 39, n. 2, p. 192-192, 2003. 
 


PRODUÇÃO TÉCNICA

DEMAIS TIPOS DE PRODUÇÃO TÉCNICA

1   FEREIRA, F.R. . Aplicações no Matlab - II Fórum de ciências exatas e tecnológicas da UNIRP. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2   FEREIRA, F.R. . Venha nos conhecer – Ibilce/UNESP. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3   FEREIRA, F.R. . Métodos computacionais paralelos para solução de sistemas lineares: aplicações – XI Semana da Matemática. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BANCAS

PARTICIPAÇÃO EM BANCAS EXAMINADORAS

TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO

1   FERREIRA, F. R. . Participação em banca. Função da HP12C. 2008. Monografia (Trabalho de conclusão do curso de graduação em Matemática) – Faculdade de Tecnologia de Birigüi.

2   FERREIRA, F. R. . Participação em banca. Recursos didáticos no ensino da geometria. 2008. Monografia (Trabalho de conclusão do curso de graduação em Matemática) – Faculdade de Tecnologia de Birigüi.

3   FERREIRA, F. R. . Participação em banca. Simetrias em faixas. 2008. Monografia (Trabalho de conclusão do curso de graduação em Matemática) – Faculdade de Tecnologia de Birigüi.

4   FERREIRA, F. R. . Participação em banca. A indisciplina e a aula de matemática. 2007. Monografia (Trabalho de conclusão do curso de graduação em Matemática) – Faculdade de Tecnologia de Birigüi.

5   FERREIRA, F. R. . Participação em banca. A importância dos jogos matemáticos nas séries iniciais do ensino fundamental. 2007. Monografia (Trabalho de conclusão do curso de graduação em Matemática) – Faculdade de Tecnologia de Birigüi.

6   FERREIRA, F. R. . Participação em banca. A matemática no ensino fundamental. 2007. Monografia (Trabalho de conclusão do curso de graduação em Matemática) – Faculdade de Tecnologia de Birigüi.

7   FERREIRA, F. R. . Participação em banca. A etnomatemática como elo de ligação entre o tradicional e a modernidade. 2007. Monografia (Trabalho de conclusão do curso de graduação em Matemática) – Faculdade de Tecnologia de Birigüi.

8   FERREIRA, F. R. . Participação em banca. Aplicações dos conceitos de área e volume. 2007. Monografia (Trabalho de conclusão do curso de graduação em Matemática) – Faculdade de Tecnologia de Birigüi.

9   FERREIRA, F. R. . Participação em banca. Comparação entre métodos e amortizações. 2007. Monografia (Trabalho de conclusão do curso de graduação em Matemática) – Faculdade de Tecnologia de Birigüi.

10  FERREIRA, F. R. . Participação em banca. Aplicações da trigonometria utilizando software cabri-geometre II no ensino fundamental. 2007. Monografia (Trabalho de conclusão do curso de graduação em Matemática) – Faculdade de Tecnologia de Birigüi.

11  FERREIRA, F. R. . Participação em banca. A derivada como uma ferramenta para o estudo do comportamento de uma função e suas aplicações. 2007. Monografia (Trabalho de conclusão do curso de graduação em Matemática) – Faculdade de Tecnologia de Birigüi.

12  FERREIRA, F. R. . Participação em banca. Construção de material pedagógico para o ensino de geometria espacial. 2007. Monografia (Trabalho de conclusão do curso de graduação em Matemática) – Faculdade de Tecnologia de Birigüi.

13  FERREIRA, F. R. . Participação em banca. Jogos polinômicos. 2007. Monografia (Trabalho de conclusão do curso de graduação em Matemática) – Faculdade de Tecnologia de Birigüi.

14  FERREIRA, F. R. . Participação em banca. Tangram e o geoplano. 2007. Monografia (Trabalho de conclusão do curso de graduação em Matemática) – Faculdade de Tecnologia de Birigüi.

15  FERREIRA, F. R. . Participação em banca. O processo físico-matemático dos refrigeradores. 2007. Monografia (Trabalho de conclusão do curso de graduação em Matemática) – Faculdade de Tecnologia de Birigüi.

16  FERREIRA, F. R. . Participação em banca. Propriedades matemáticas nos jogos de cartas. 2007. Monografia (Trabalho de conclusão do curso de graduação em Matemática) – Faculdade de Tecnologia de Birigüi.

17  FERREIRA, F. R. . Participação em banca. A matemática aplicada na música e nos fenômenos sonoros. 2007. Monografia (Trabalho de conclusão do curso de graduação em Matemática) – Faculdade de Tecnologia de Birigüi.

OUTROS TIPOS

1   FERREIRA, F. R. . Participação em banca. Orçamento pessoal através da matemática financeira. 2007. Monografia (Trabalho de conclusão do curso de graduação em Matemática) – Faculdade de Tecnologia de Birigüi. Orientador: Fausto Roberto Ferreira. (Qualificação)

2   FERREIRA, F. R. . Participação em banca. Propriedades matemáticas nos jogos de cartas. 2007. Monografia (Trabalho de conclusão do curso de graduação em Matemática) – Faculdade de Tecnologia de Birigüi. Orientador: Fausto Roberto Ferreira. (Qualificação)

3   FERREIRA, F. R. . Participação em banca. Simetrias em faixas. 2008. Monografia (Trabalho de conclusão do curso de graduação em Matemática) – Faculdade de Tecnologia de Birigüi. (Qualificação)

4   FERREIRA, F. R. . Participação em banca. O uso da calculadora como instrumento de auxílio para o ensino da matemática. 2007. Monografia (Trabalho de conclusão do curso de graduação em Matemática) – Faculdade de Tecnologia de Birigüi.

5   FERREIRA, F. R. . Participação em banca. Matrizes e aplicações. 2007. Monografia (Trabalho de conclusão do curso de graduação em Matemática) – Faculdade de Tecnologia de Birigüi. (Qualificação)

6   FERREIRA, F. R. . Participação em banca. Segmento áureo. 2007. Monografia (Trabalho de conclusão do curso de graduação em Matemática) – Faculdade de Tecnologia de Birigüi. (Qualificação)


EVENTOS


PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS

1        
III Semana Cultural das Faculdades de Tecnologia de Birigüi. 2006 (Participações em eventos/Outra).

2       4º Congress of Pharmaceutical Sciences.
2003. (Participações em eventos/Congresso).

3       V Ibero-American Congress of Biophysics. 2003. (Participações em eventos/Congresso).

4       XXII Congresso Nacional de Matemática aplicada e Computacional. XXII CNMAC (Participações em eventos/Congresso).

5       Introdução ao Software Cabri-Geometre. 1998. (Participações em eventos/Outra). 
 
 
ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS

FERREIRA, F. R. .7º Simpósio de Design da Faculdade de Tecnologia de Birigüi. 2008. (Organização de evento/Outro).

FERREIRA, F. R. .7 Simpósio de Design da Faculdade de Tecnologia de Birigüi. 2008. (Organização de evento/Outro).

  

SUPERVISÕES E ORIENTAÇÕES CONCLUÍDAS

TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO


1   FERREIRA, F. R. Construção de material pedagógico para o ensino de geometria espacial. 2007. Monografia (Trabalho de conclusão do curso de graduação em Matemática) – Faculdade de Tecnologia de Birigüi. Orientador: Fausto Roberto Ferreira.

2   FERREIRA, F. R. Jogos polinômicos. 2007. Monografia (Trabalho de conclusão do curso de graduação em Matemática) – Faculdade de Tecnologia de Birigüi. Orientador: Fausto Roberto Ferreira.

3   FERREIRA, F. R. Tangram e o geoplano. 2007. Monografia (Trabalho de conclusão do curso de graduação em Matemática) – Faculdade de Tecnologia de Birigüi. Orientador: Fausto Roberto Ferreira.

4   FERREIRA, F. R. O processo físico-matemático dos refrigeradores. 2007. Monografia (Trabalho de conclusão do curso de graduação em Matemática) – Faculdade de Tecnologia de Birigüi. Orientador: Fausto Roberto Ferreira.

5   FERREIRA, F. R. Propriedades matemáticas nos jogos de cartas. 2007. Monografia (Trabalho de conclusão do curso de graduação em Matemática) – Faculdade de Tecnologia de Birigüi. Orientador: Fausto Roberto Ferreira.

6   FERREIRA, F. R. A matemática aplicada na música e nos fenômenos sonoros. 2007. Monografia (Trabalho de conclusão do curso de graduação em Matemática) – Faculdade de Tecnologia de Birigüi. Orientador: Fausto Roberto Ferreira.

7   FERREIRA, F. R. . O uso de materiais didáticos no ensino de matemática. 2007. Monografia (Trabalho de conclusão do curso de graduação em Matemática) – Faculdade de Tecnologia de Birigüi. Orientador: Fausto Roberto Ferreira.

8   FERREIRA, F. R. Um estudo do modelo de interação entre duas espécies. 2007. Monografia (Trabalho de conclusão do curso de graduação em Matemática) – Faculdade de Tecnologia de Birigüi. Orientador: Fausto Roberto Ferreira.

 



 
Professora Luciana M. Espinha




 





 

 

EDUCAÇÃO INFANTIL

 

 

 

 

 


Diferentes linguagens para uma efetiva aprendizagem criativa, segura e feliz, inserindo valores de respeito ao próximo, principalmente, nas:


·
Brincadeiras;

· Jogos;

· Contação de histórias;

· Projetos de leitura;

· Projeto “Alimentação saudável”.


ENSINO FUNDAMENTAL I

São referências educativas para o Colégio Santa Teresa as funções deste nível.

· Dinamizar o desenvolvimento do aluno por meio de um conjunto de saberes;

· Desenvolver as capacidades: cognitiva, moral e socioafetiva;

· Compreender e interpretar o conhecimento adquirido nas suas diversidades culturais.



ENSINO FUNDAMENTAL II

A proposta é ensinar pessoas capazes de construir a própria visão de mundo, articuladora de um projeto de vida autônomo que se relacione positivamente com os outros.



ENSINO MÉDIO

Enfatiza a atividade lógica dos alunos, orientando-os para as relações e conexões entre os conhecimentos, as experiências prévias e os conteúdos de aprendizagem. Diante disso, os objetivos e s metas ao final deste segmento integram a informação à formação plena, uma vez que o desenvolvimento ao longo do processo educativo e pautado na preparação para o VESTIBULAR, como também para o ENEM.

Ambos os exames pedem dos alunos:

· Situações integradas do cotidiano;

· Uso dos conceitos interdisciplinares;

· Lógica e interpretação;

· Menos valorização de conceitos e mais entendimento.



ATIVIDADES EXTRACURRICULARES

FUTSAL. JAZZ E KARATÊ têm um desempenho ímpar, pois agregam os alunos à realização pessoal nas possibilidades:

· Do desenvolvimento emocional e cognitivo;

· Da capacidade física, nos equilíbrios; da saúde e da qualidade de vida;

· Da participação da família.



OS MELHORES DOS BIMESTRES

Valorização do aluno na dedicação aos estudos, para o novo pensamento e, ao mesmo tempo, perspectivas de uma nova visão particular e coletiva nas superações, atuando com o equilíbrio e as emoções nas competições do Colégio e da VIDA.



OLIMPÍADAS

A participação dos alunos tem sido ação concreta nas relações do conhecimento e dos desafios nos segmentos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Desde 2009, somos participantes e premiados com MEDALHAS e “HONRA ao MÉRITO”.



AULAS SHOW

Aulas “Show”, tecnologia diferencial na aprendizagem, nos anos finais do ENSINO FUNDAMENTAL I e II, como ferramenta pedagógica na era digital.



ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

Este projeto é a possibilidade de transformação da aprendizagem em práticas, com soluções e perspectivas de opções, que visam a melhores escolhas profissionais.